terça-feira, 16 de maio de 2017

Como surgiu Napo (uma versão subjetiva)

Napo é um menino que não existe...
...mas, desde que me encontrei com esta história em literatura, escrita pelas sábias palavras de nosso querido mestre e amigo Edson Bueno, não tive dúvidas que seria uma grande aventura que marcaria a minha existência.
Li o livro umas 15 vezes muito antes de iniciarmos o processo de criação, por questões de tempo, pois estávamos em outro encontro com Edson que resultou no lindo espetáculo "Pelas Mãos de Maria ou As Vozes de Simone". A cada vez que concluía aquelas histórias, identificava algo de Napo em mim, então, aí está: Eu sou Napo! Por que Napo é o espírito livre da criança que imagina e transforma o mundo. O que eu queria ser!

Através do olhar simples e poético é possível viver a vida de forma intensa e sem as prisões do cotidiano. Napo veio para ensinar a viver, a olhar para a flor presa no meio do poste mas que resiste ao frio. Essa capacidade de se colocar nas pequenas coisas me fez encarar um novo processo de criação com a alma!
A vida me colocou neste caminho e hoje identifico a existência de um Napodegard, onde posso abstrair o mundo real e viver os sonhos de criança, sem rédeas e sem obstruções.
Viver Napo me ensina que é necessário se jogar num buraco imenso, escuro, onde habita o mistério.
O lugar desconhecido da vida e  que gera curiosidade é um sonho que podemos concretizar, através da fé! Uma fé à vida, ao amor, aos amigos, ao teatro!
O suor escorrido é pouco! Cada gota de amor dedicada me transborda o cálice sagrado bacanal!
Estar e Ser, presentificar e presenciar, mergulhar e enterrar-se...renascer!

Os espaços de emoção se abriram e descubro camadas, coloridas, que respingam e reverberam em mim o prazer de viver o teatro!

Napo, muito obrigado por você existir!

Obrigado por me ensinar a viver assim, olhar através de suas histórias e memórias, um pouco mais da minha passagem por aqui, por que logo, todos nós estaremos deitados em algumas nuvens olhando às estrelas a noite, que é lá, o lugar onde moram as coisas mais divertidas!
O lugar onde podemos ser,
Ser coisa, ser estrela, ser nuvem e ser vida. Ser um guarda-napo,
sujo de paixão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário